TEMERIDADE NÃO É CORAGEM
Santos - O santo do dia
  1. O dono de um sítio estava procurando um bom carroceiro para dirigir sua charrete. Vários candidatos se apresentaram. Antes quis submetê-los a um teste. Fez a mesma pergunta a todos:
  2. - Vamos supor que tocando o animal, você percebesse um enorme buraco no meio da estrada. Até onde você chegaria com a charrete?
  3. As respostas foram as mais diversas. O primeiro respondeu:- Eu teria coragem de chegar bem perto. Até uns dois metros.
  4. - E eu chegaria mais perto ainda para verificar o tamanho do buraco – respondeu o segundo, pensando que o patrão queria testar a coragem deles.
  5. O terceiro respondeu com muita modéstia:- Não sei responder, porque nunca me coloquei numa situação tão perigosa. Mas penso que faria como sempre fiz: manter-me-ia o mais longe possível do perigo.
  6. Este último agradou o patrão. Nas mãos de um homem prudente sua vida e a do animal estariam mais seguras. Temeridade não é coragem, mas imprudência.
  7.  
  8. > Palavra de Deus: Quem ama o perigo, nele perecerá (Eclo 3,26)

Oração:Espírito Santo, Amor do Pai e do Filho, inspira-me sempre: - o que devo dizer, e como dizer; - o que devo calar, e quando calar; - o que devo fazer, e como fazer... (Card. Verdier).

 

Outros artigos