Home Evangelho Reflexões REFLEXÃO: SEXTA FEIRA SANTA
REFLEXÃO: SEXTA FEIRA SANTA
Qui, 05 de Abril de 2012 17:18
“Tudo está consumado” (Jo 19,28-30.41-42)
 
Hoje é o dia do grande silêncio. Vamos recordar o que aconteceu com Jesus nesse dia: a condenação à morte na cruz; os açoites, a coroa de espinhos; a cruz nos ombros feridos; a caminhada até o Calvário; a crucifixão, a agonia cruel por três horas; o martírio da Mãe e a entrega da vida nas mãos do Pai. Tudo está realizado. Pai, em tuas mãos entrego a minha vida.
 
O evangelista São João, que estava junto da cruz com Maria Santíssima, descreve assim a morte de Jesus e seu sepultamento:
- Pilatos entregou Jesus aos algozes para que fosse pregado na cruz. Jesus caminhou para o Calvário, carregando a cruz. Chegando lá, crucificaram Jesus – e o suspenderam na cruz, entre dois ladrões.
– A Mãe de Jesus, Maria de Cléofas e Maria Madalena, e João, discípulo amado, estavam assistindo Jesus. 
Vendo sua Mãe e o discípulo amado e disse:
– Mulher, eis aí o teu filho!
- Filho, eis aí a tua Mãe!alt
– Jesus, revendo toda a sua vida e sua missão, concluiu:
– Tudo está realizado! E inclinando a cabeça, entregou o espirito.
Nós vos adoramos e vos bendizemos porque pela vossa santa cruz remistes o mundo.
– No lugar onde Jesus fora crucificado havia um túmulo onde ninguém ainda tinha sido sepultado. Ali colocaram o corpo de Jesus. - Palavra da Salvação!

Preces: 
– Diante da imagem de Jesus Crucificado, morto por amor de nós, vamos pedir perdão de nossos pecados, e prometer melhorar a nossa vida.
– Maria Santíssima, Senhora das Dores, que tanto sofrestes junto com Jesus, intercedei por nós junto ao vosso amado Filho.
– Santa Mãe de Deus, rogai por nós!
– Pai do céu, bom e misericordioso, olhai para nós, vossos filhos e filhas, que cheios de arrependimento e compaixão, vos pedimos perdão de nossos pecados! Perdoai-nos e salvai-nos!